sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

Inclusão Digital




Com as novas tecnologias presentes cada vez mais no dia-a-dia, as escolas devem proporcionar aos alunos esse contato com essa ferramenta pedagógica, porém existem ainda muitas duvidas referentes ao assunto.  Será que a máquina é realmente útil ou, no fim das contas, acaba virando mais um brinquedo na mão dos alunos?
Segundo a revista nova escola, trabalhar informática, desde a pré-escola, permite que a criança desde cedo acesse diversas manifestações de linguagem. "O importante é não esquecer de que a tecnologia tem de ser usada para expandir conhecimentos. Não vale usá-la de maneira gratuita". (Gastaldi, SP)
O computador é uma maneira para ajudar na ampliação dos saberes, e não um objeto de aprendizagem, portanto, deve-se  incluí-la na rotina para a realização de pesquisas na internet, o desenvolvimento de projetos ou para o uso de jogos que tenham como tema algum conteúdo que esteja sendo explorado no momento. Não faz sentido reservar um tempo para aulas de informática a fim de ensinar como usar o mouse ou identificar os símbolos, pois enquanto praticam a escrita do nome próprio, por exemplo, todos aprendem a operar o aparelho.
A escola deve  se preocupar em  integrar a tecnologia à aprendizagem, pois  o uso dos computadores, é imprescindível pelos alunos, desde que ocorra com incentivo as pesquisas e se trabalhe como uma troca de informações usando programas que ajudem a descobrir um novo “universo”. A função do professor é informar dos perigos dessas máquinas quando usadas de modo errado e dando continuidade ao que chamamos de progresso estudantil, aproveitando as habilidades de cada um e ajudando-os a descobrir o mundo de forma correta.
Alessandra Buyno

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Mensagem

Morrer Lentamente...

 
Morre lentamente, quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música,
quem não encontra graça em si mesmo.


Morre lentamente, quem destroi seu amor proprio, quem não se deixa ajudar.


Morre lentamente, quem se transforma em escravo do hábito,
repetindo todos os dias os mesmos trajetos,
quem não muda de marca,
não se arrisca a vestir uma nova cor ou não conversa com quem não conhece.


Morre lentamente, quem evita uma nova paixão e seu redemoinho de emoções,
justamente, que resgatam o brilho dos olhos e os coracões aos tropeços.


Morre lentamente, quem nao vira a mesa quando está infeliz com o seu trabalho, ou amor,
quem nao arrisca o certo pelo incerto para ir atras de um sonho,
quem nao se permite, pelo menos uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.


VIVA HOJE!!!


ARRISQUE HOJE!!!


FAÇA HOJE!!!


Nao se deixe morrer lentamente!


Nao se esqueca de ser feliz!

(Marta Medeiros)


Alessandra Buyno

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Escola Zummer é destaque no Moleque Bom de Bola




As meninas da Escola Básica Municipal Maria Luiza Ozório Zummer, do Passo da Felicidade, participaram da 19ª edição do Campeonato Catarinense - Moleque Bom de Bola, fase estadual na cidade de Rio Negrinho, onde  participaram 420 alunos de 20 escolas representando 17 municípios catarinenses.
Chegaram a etapa final da competição ficando vice campeão estadual (2010).
No ano de 2009 as meninas ficaram campeãs estaduais.
Também conquistaram o tricampeonato Microregional (2008 - 2009 - 2010) e o Bicampeonato reginal (2009 - 2010).


A equipe que representou Tangará no Moleque Bom de Bola deste ano foi formada pelas atletas: Aline B Passold, Ana Lais M Taffarel, Andreza C Cordeiro, Bruna B Paravisi, Camila C Zucco, Caroline A Lazzarotto, Chaiani S Lutz, Chayanne Apª Z Craco, Daiane A Barreto, Daiane Tomé, Denise G da Silva, Ivanilse S dos Santos, Liliane T Gonçalves, Luciane G Felchilcher, Maiara V Gonçalves, Marci P Fritche, Rafaela S Scolaro e Sedicléia G Perassoli , coordenadas pelo  professores Ivan Cordeiro e Suzana Cordeiro.


Postado por: Alessandra Buyno