Na última sexta-feira (09/04) o time feminino da escola Zummer, comandado pelo professor de Educação Física, Ivan Cordeiro, alcança mais uma vitória. Passaram da fase municipal no campeonato Jesc (jogos escolares).
Essa competição é feita pelo Estado, onde são disputados várias modalidades, dentre elas, futsal e o Moleque Bom de Bola (futebol). A escola Zummer foi representada tanto com time feminino quanto masculino.
A primeira fase desta competição é a fase escolar, caso dentro da escola tenha mais que um time. Caso não o tenha a equipe passa para a fase municipal. No nosso município três escolas inscreveram-se: CTA, João Jorge e Escola Zummer. Assim nossas meninas enfrentaram o CTA e alcançaram a vitoria com o placar de 5x1, e também com o colégio João Jorge com o placar de 6x5. Com 100% de aproveitamento o time da Escola Zummer passa para a fase micro-regional, que ocorrerá em Videira no mês de junho.
A fase micro- regional é composta por sete municípios. Passando desta fase há a regional, com quatro regiões. Quando a modalidade é o futebol classificam-se duas equipes da fase regional, no entanto nas outras modalidades é apenas o campeão que chegará à fase estadual.
Para que essa conquista fosse possível o professor Ivan organizou treinos semanais e percebeu que as jogadoras têm como característica um grande entrosamento. As jogadoras que menciono aqui são: Ana Laís, Cleidiane, Chaiane, Daiane, Danieli, Denise, Fátima, Joice, Marci, Rafaela, Sara e Sedicléia. Fátima, apesar da pouca idade, 12 anos apenas, demonstra personalidade ao marcar cinco dos onze gols feitos pela equipe. Entretanto, afirma o professor Ivan, que a jogadora peca no quesito marcação, mas isso alcança-se com um maior período de treinamento.
O time masculino, apesar de pouco tempo de treino, alcançaram um bom desempenho. Conseguiram superar o CTA, com o placar de 7x3, mas não conseguiram o mesmo contra a equipe do colégio João Jorge. Nessa partida houve maior domínio das ações por parte do Zummer, e a vaga escapou por pouco. No entanto, o professor Ivan esta com grandes expectativas para o Moleque Bom de Bola.
A fase municipal, afirma o professor Ivan, estava equilibrada, principalmente pelo fato da equipe de João Jorge manter a base feminina do ano passado com alguns desfalques. Nas próximas fases também será difícil, mas a cada ano surgem novos valores, uma renovação com potenciais semelhantes e nada é impossível, afirma.
Agradeço primeiramente ao professor Ivan por ter tomado essa iniciativa sem exigir nada de seus jogadores, o que torna a sua atitude admirável e pelo tempo que cedeu para que essa entrevista fosse elaborada. Em seguida agradeço a direção da escola por apoiar esse profissional e abrir espaço para que os alunos fossem preparados para competir.
Por Jociane Pirolli Barivieira.