O ábaco é um antigo instrumento de cálculo, teve origem na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos. O ábaco pode ser considerado como uma extensão do ato natural de se contar nos dedos. Emprega um processo de cálculo com sistema decimal, atribuindo a cada haste um múltiplo de dez. Ele é utilizado ainda hoje para ensinar às crianças as operações de somar e subtrair, é considerado a primeira calculadora utilizada pelo homem.
A turma do 5°ano (EF), sob orientação da professora Simone Perazzoli, cnstruiram um ábado e aprenderam como utilizar esse instrumento de cálculo.
O ábaco foi adaptado inventado por Helen Keller e chamado de Cranmer, e hoje aindaé utilizado, por deficietes visuais, utilizam um ábaco para fazer as funções matemáticas multiplicação, divisão, adição, subtracção, raíz quadrada e raíz cúbica.
Embora alunos deficientes visuais tenham beneficiado de calculadoras falantes, o uso do ábaco é ainda ensinado a estes alunos em idades mais novas, tanto em escolas públicas como em escolas privadas de ensino especial. O ábaco ensina competências matemáticas que nunca poderão ser substituídas por uma calculadora falante e é uma ferramenta de ensino importante para estudantes deficientes visuais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário